Ferramentas Pessoais

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Você está aqui: Entrada / Notícias e Eventos / Orquestra Gulbenkian interpreta Vivaldi

Orquestra Gulbenkian interpreta Vivaldi

As Quatro Estações de Vivaldi em estreia absoluta na Maia

Na próxima quinta-feira, 17 de Julho, às 21h30, no Grande Auditório do Fórum da Maia, a Orquestra Gulbenkian interpreta a versão integral de uma das obras mais emblemáticas da Música Barroca Europeia "As Quatro Estações", do compositor italiano António Vivaldi.

É digno de nota, o facto de uma das mais prestigiadas orquestras europeias, voltar de novo à Maia, para um concerto cujo programa, entre outras obras, apresenta uma das mais célebres pérolas da Música Barroca Italiana.

Segundo estudos encomendados pela União Europeia de Radiodifusão (UER), os quatro concertos para violino e orquestra de cordas, a que Vivaldi decidiu intitular de “As Quatro Estações”, estão no top das preferências dos ouvintes das rádios clássicas de toda a Europa.

O virtuosismo violinístico da escrita de Vivaldi encontra nesta obra, porventura, a sua máxima expressão e força, permitindo aos artistas de alto gabarito atingir uma performance interpretativa que os coloca num patamar de alto nível, reservado apenas aos solistas.

Na última década, o Pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Maia conseguiu estabelecer vários protocolos culturais de cooperação estratégica que se têm revelado instrumentos essenciais para a política de descentralização cultural da Fundação Calouste Gulbenkian, tornando-se um dos Municípios de referência nas parcerias estabelecidas no norte do país. Por outro lado, estes acordos têm proporcionado à Câmara Municipal da Maia, uma programação coerente e consistente, quer ao nível da música sinfónica, como no que respeita à música de câmara.

Em dez anos realizaram-se na Maia, dentro e fora do Festival de Música, dezenas e dezenas de concertos e recitais de elevado recorte estético e artístico, habituando o público a um nível de qualidade que se tem revelado muito exigente, na medida em que tem obrigado a um esforço acrescido para manter, de igual modo, elevados os critérios de selecção e programação, com vista a não defraudar as expectativas  legitimamente criadas ao longo desta década.

Neste concerto de quinta-feira próxima, um extra ao programa das Festas do Concelho em Honra de Nossa Senhora do Bom Despacho, mais uma vez, a entrada é grátis, em nome da democratização do acesso aos bens culturais de elevado valor artístico e musical.

 

 

Cartaz