Ferramentas Pessoais

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Você está aqui: Entrada / Notícias e Eventos / Parlamento da Maia

Parlamento da Maia

Juventude da Maia deu provas da sua maturidade cívica e democrática


 

Os jovens alunos do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário das Escolas da Maia deram uma verdadeira lição de cidadania democrática no Parlamento da Maia, comemorando da melhor forma o 25 de Abril.

Os quase duzentos deputados oriundos de todo o concelho que haviam sido eleitos, num processo de grande dinamismo democrático souberam estar à altura da dignidade e solenidade com que o Pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Maia os acolheu no grande auditório do Fórum da Maia.

Os deputados exerceram a sua função com um civismo notável, colocando as mais difíceis questões, quer ao presidente do Executivo Municipal e vereadores da maioria, como à oposição, numa consciência do pluralismo democrático que a todos surpreendeu pela positiva.

A Presidente da mesa do Parlamento, Susana Brito foi um exemplo de capacidade de trabalho e liderança, conduzindo os trabalhos a bom ritmo, o que permitiu encerrar a sessão, dentro do horário previsto, tendo igualmente o mérito de manter a ordem, fazendo respeitar as regras do jogo democrático, não se coibindo de chamar à atenção o próprio Presidente da Câmara Municipal, quando este, nas suas intervenções ultrapassava o tempo que lhe fora concedido.

Pela inteligência e dotes oratórios que demonstrou, a Presidente do Parlamento provou que a disciplina de Filosofia que integra o seu currículo escolar é indispensável ao desenvolvimento de todas as faculdades intelectuais que ajudam a estruturar o pensamento, organizar bem as ideias e construir discursos como aqueles que ela proferiu, quer na abertura, como no encerramento da sessão, ambos de uma qualidade excepcional, plenos de substrato político, social e cultural. Enfim foi uma prestação de se lhe tirar o chapéu, penso até que temos mulher para a política.

Parlamento textoEmocionante foi também, o facto de todos os jovens deputados cantarem de pé e a bons pulmões o Hino Nacional.Os professores que acompanharam os seus alunos tiveram um papel muito importante neste evento, orientando-os na preparação de todo o trabalho de elaboração das propostas e na formulação das perguntas, algumas bem incómodas, que foram colocadas no período de antes da ordem do dia.

Mário Neves, Vereador da Cultura e Presidente da Comissão Executiva para as comemorações do 25 de Abril, no seu discurso de boas vindas introduziu o tema da Liberdade com responsabilidade, valor que foi sublinhado por Bragança Fernandes que na sua qualidade de Presidente do Executivo encerrou a sessão solene inicial com um discurso em que demonstrou estar como peixe na água entre a juventude, estado de espírito que manteve até ao final dos trabalhos, encerrados com uma intervenção do Coronel Ribeiro da Silva, Chefe da Delegação Norte da Associação 25 de Abril.

Não será exagero dizer, tal como Susana Brito afirmou no seu discurso final que o momento foi histórico para os jovens da Maia e que todos estavam já a pensar no Parlamento da Maia para comemorar o 25 de Abril, em 2008.