Ferramentas Pessoais

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Você está aqui: Entrada / Notícias e Eventos / Paula Rego expôs no Museu Nacional de Arte Reina Sofia

Paula Rego expôs no Museu Nacional de Arte Reina Sofia

A mais completa exposição da sua trajectória artística com importantes grupos de obras dos vários períodos da sua vida.

 

PAULA REGO

Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia

(Madrid)

 

26 Set. a 30 Dez. 2007

 

 

paula rego

Paula Rego (Lisboa, 1935) é uma das mais importantes pintoras figurativas da cena internacional. A sua produção artística está radicada em experiências pessoais e memórias, em sinistras fantasias e na história da arte e da literatura. No início da década de 1950, ela mudou-se para a Inglaterra para estudar na Slade School of Fine Art e adopta Londres como a cidade de residência principal.

Desde sua última retrospectiva, organizada em 1997 pela Tate Liverpool e pelo Centro Cultural de Belém em Lisboa, decorreram 10 anos, durante os quais terá produzido a sua arte mais persuasiva, pelo que esta exposição pressupõem uma total reavaliação do seu trabalho em todos os meios - pintura, gravura e desenho, permitindo explorar em profundidade a inter-relação entre os diferentes registos, bem como o seu desenvolvimento e garantindo que o visitante possa perder-se na visão da vida - em toda a sua turbulência patética tragicómica – que a artista oferece, como se fosse uma viagem através da mente e da complexidade das experiências da vida.

Fiel à sua experiência do mundo, inspirada nas suas recordações da sua solitária mas mágica infância em Portugal e nos muitos papeis que assumiu na sua vida (incluindo a de amante, esposa e mãe), criou uma obra intensamente comovente e humana verificando as ramificações psicológicas dos ritos de passagem aos quais estamos todos sujeitos, desde o nascimento até à morte.

É uma das poucas artistas modernas cujo trabalho gira em torno da própria vida, o mesmo acontecendo com os seus antecessores, Goya e Hogarth, revelando o melhor e o pior da condição humana.

O seu reconhecimento artístico veio depois de completar 50 anos.

 

Visite aqui a exposição virtual - Paula Rego

 

 

Organização: Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia

Comissariado: Marco Kivingstone

 

 

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia

Calle Santa Isabel, 52 - 28012 Madrid

URL: http://museoreinasofia.es