Ferramentas Pessoais

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Você está aqui: Entrada / Notícias e Eventos / Pela Biblioteca

Pela Biblioteca

A primeira biblioteca pública instalada no concelho da Maia data de 1892

A primeira notícia de uma biblioteca pública instalada no concelho da Maia data de 1892, constante do «Livro dos Empréstimos» da então Bibliotheca Popular da Maia.

A Biblioteca Municipal da Maia, instalada na ala norte do edifício do Fórum da Maia, abriu ao público em meados de 1994 e foi oficialmente inaugurada pelo então Secretário de Estado da Cultura, Dr. Pedro Santana Lopes, a 13 de Dezembro desse mesmo ano.

 No último quartel do séc. XX a biblioteca municipal adquire os contornos actuais - um apreciável acervo documental - resultado da incorporação do espólio particular do Dr. Augusto Martins, núcleo importante ao nível das ciências económicas e jurídicas da primeira metade do séc. XX e acima de tudo graças à acção enérgica e oportuna do Doutor José Vieira de Cravalho, patrono da biblioteca, na altura presidente da Câmara Municipal da Maia, ao adquirir as bibliotecas particulares de dois importantes jornais portuentes «O Primeiro de Janeiro» e o «Comércio do Porto». 

Em 2002, dá-se a fusão do acervo documental da extinta Biblioteca Fixa n.º 109 da Fundação Calouste Gulbenkian com o fundo da Biblioteca Municipal, dotando de actualidade um fundo documental que espelha a diversiade editorial nacional.

Em sessão realizada a 06 de Dezembro de 2004, no âmbito das comemorações do décimo aniversário desta biblioteca, a Câmara Municipal da Maia, presidida pelo Eng.º António Gonçalves Bragança Fernandes, sob proposta do Vereador da Cultura, Dr. Mário Nuno Alves de Sousa Neves, deliberou por unanimidade denominar esta Biblioteca de Biblioteca Municipal Doutor José Vieira de Carvalho.