Ferramentas Pessoais

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Você está aqui: Entrada / Notícias e Eventos / "PORTUGAL E A GRANDE GUERRA NA ILUSTRAÇÃO PORTUGUESA - 1914"

"PORTUGAL E A GRANDE GUERRA NA ILUSTRAÇÃO PORTUGUESA - 1914"

No contexto do programa "A Maia e os Maiatos na Grande Guerra", a Biblioteca Municipal da Maia dá a conhecer a visão deste conflito mundial através da exposição, entre 10 e 29 de novembro, das notícias publicadas na revista "Ilustração Portuguesa", no ano de 1914.

A Ilustração Portuguesa (1903-1923) foi uma revista de altíssima qualidade gráfica e literária que marcou o início do século XX. Entre os seus colaboradores contou com nomes maiores das artes e das letras. Através da reprodução de uma selecção de páginas desta revista, procura-se mostrar ao público como foi feita a cobertura da Primeira Guerra Mundial. Na Exposição deste ano damos destaque ao início da participação portuguesa no conflito, através do envio de tropas para as colónias africanas.

 

Paralelamente e até 15 de novembro está patente no Fórum da Maia, a exposição "A Arte de Vender a Guerra".

"A Arte de Vender a Guerra" trata-se de uma exposição de reproduções de cartazes da época, alusivos ao conflito, graficamente impressionantes, com uma simbologia brutal, e que nesta primeira edição versarão sobretudo dois temas - o recrutamento e o apelo à participação, por um lado, e a estigmatização do inimigo, por outro. O título escolhido, que é o subtítulo de uma obra importante sobre o tema, alude à necessidade de "vender" a guerra, por um lado conseguindo mais soldados para o conflito, por outro permitindo passar a imagem de um inimigo diabolizado, criando assim o ódio, tão favorável ao espírito de guerra.
Esta exposição é enriquecida com um conjunto de miniaturas de modelismo militar de um grupo de colecionadores que colaborarão estreitamente connosco no desenvolvimento do projeto.

As exposições podem ser visitadas gratuitamente nos seguintes horários:
Segunda-feira a sábado, entre as 09h00 e as 22h30.