Ferramentas Pessoais

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Você está aqui: Entrada / Notícias e Eventos / Presidente da República acolheu Pequenos Cantores da Maia com sorrisos e aplausos

Presidente da República acolheu Pequenos Cantores da Maia com sorrisos e aplausos

 

Conforme noticiamos anteriormente, o Coral Infantil Municipal dos Pequenos Cantores da Maia esteve na Presidência da República, a convite do Presidente Cavaco Silva, para abrilhantar a cerimónia oficial de inauguração da exposição sobre o Menino Jesus e da Árvore de Natal do Palácio de Belém.

 

 

A assistir ao concerto de boas vindas aos convidados, além do Presidente e da esposa, Dr.ª Maria Cavaco Silva, estava também o Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, o Núncio Apostólico e outras individualidades. De notar que o Presidente da Câmara Municipal da Maia, Bragança Fernandes, era o único autarca do país que recebera convite para estar presente na cerimónia.


Presidencia peq cantDurante a actuação dos Pequenos Cantores da Maia, o Maestro Victor Dias agradeceu o convite e sublinhou o facto de o coral estar acompanhado pelo seu patrono, o que fez com que o Presidente da República o procurasse entre os convidados, dando-lhe um lugar de destaque, junto da família presidencial e das autoridades eclesiásticas.

Após o pequeno concerto de abertura, Bragança Fernandes acompanhou sempre o casal presidencial, quer na inauguração da exposição, como na magnífica cerimónia de iluminação da árvore de Natal do Palácio de Belém, que mais uma vez, contou com a participação dos Pequenos Cantores da Maia

 

A jornada foi longa para os pequenos artistas da Maia que saíram manhã cedo e só chegaram às 2 horas de sábado. O seu Patrono juntou-se a eles cerca das 16 horas, ainda a tempo de se associar à visita do Museu da Presidência, com a Conservadora como cicerone.

 

Presidencía república distribuição de prendasBragança Fernandes acompanhado pelo maestro dos Pequenos Cantores, ofereceu a Cavaco Silva, uma porcelana da Vista Alegre, com o Brasão do concelho pintado à mão. Pelo seu lado, o Presidente da República ofereceu pessoalmente a cada criança do coral, um relógio de pulso com uma ínsignia própria, presente que fez as delícias de todos, que orgulhosamente iam telefonando aos pais para dar a notícia em primeira mão, informando-os que tinham no pulso um relógio oferecido pelo Presidente.

 

 

Presidente repu e esposaEm declarações exclusivas ao Portal da Cultura, Bragança Fernandes afirmou: “…os Pequenos Cantores da Maia provaram mais uma vez que são de facto os grandes embaixadores da Maia, e desta vez ao mais alto nível. Devo confessar que nunca tinha vivido, enquanto Presidente da Câmara da Maia, momentos de tanta alegria e satisfação, ao ver os nossos meninos tão aprumadinhos, muito bem disciplinados e mais afinados do que nunca, foram um exemplo de entrega e de espírito de serviço à Cultura da Maia. Não me vou esquecer nunca do carinho e da forma muito especial como o Sr. Presidente da República os recebeu e aplaudiu entusiasticamente.

Também recordo com muito agrado o modo afectuoso como a Drª. Maria Cavaco Silva se dirigiu aos Pequenos Cantores e os cumprimentou com um beijinho, foi um momento muito bonito que nunca mais vou esquecer. É claro que também não posso deixar de referir a amabilidade e deferência como o Sr. Presidente da República me recebeu, fazendo questão de que o acompanhasse durante todo o tempo, tendo por várias vezes, apresentado as suas felicitações pela ida dos Pequenos Cantores, manifestando o seu apreço, pelo facto da Câmara Municipal ter um coral Infantil Municipal. Tenho que prestar a minha homenagem ao Maestro Victor Dias que é a alma dos Pequenos Cantores e se tem dedicado a esta causa desde a sua fundação, com uma entrega e um talento incrível…”.

 

Presidência victorDepois deste concerto na Presidência da República, seguem-se outros concertos e actuações. Sexta-feira, dia 14, os Pequenos Cantores estarão na RTP, no Natal dos Hospitais, no mesmo dia às 17 horas, cantam as Boas Festas a Bragança Fernandes, no átrio da Torre Lidador. No sábado, dia 15 estarão na festa de Natal da empresa Alberto Martins Mesquita e no Domingo em S. Pedro de Alva, em Penacova no distrito de Coimbra. Para a semana, dia 18, terça-feira estarão na EB 1, do Lidador em V. N. Telha, no dia 20, quinta-feira, na Junta de Freguesia de Milheirós e no dia 21, sexta-feira, voltam à RTP para gravar um programa que vai passar na véspera de Natal, levando consigo a Causa da Criança.