Ferramentas Pessoais

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Você está aqui: Entrada / Notícias e Eventos / Quinta da Caverneira – agenda fevereiro

Quinta da Caverneira – agenda fevereiro

Quinta da Caverneira – agenda fevereiro

 

1 a 28 de fevereiro

Galeria da Quinta da Caverneira

Exposição O TEATRO ART´IMAGEM NA DÉCADA DE 80 - O INÍCIO

Fundo Teatral Art’Imagem / C.M.Maia

 

Tudo começou em 20 de agosto de 1918. Um grupo de pessoas, empregados, professores e estudantes - uns vindos do teatro de amadores, outros com atividades político-sindicais e de animação cultural, resolvem formar um grupo de teatro a que deram o nome de Teatro Art´Imagem. Desde o início decidiram que se iriam profissionalizar, por isso apelidavam-se de companhia de teatro não-profissional. Seus propósitos imediatos: fazer teatro para a infância e juventude e organizar um Festival Internacional de Teatro para esse segmento de público. Nascia então o Fazer a Festa que teve a sua primeira edição em 1982. O seu primeiro espetáculo, em 1981 "O Vagabundo que Sonha Palhaço", criação e encenação de Fernando Costa, o principal impulsionador do projeto, é estreado um mês depois em Leiria num encontro anual do CPTIJ (Centro Português para a Infância e Juventude), organismo que associava várias companhias profissionais e de amadores. Logo a seguir é apresentado num Festival Internacional na Bélgica e também na Checoslováquia, onde é muito bem recebido, tendo-se aberto portas para várias digressões internacionais. Fernando Costa encenaria mais um espetáculo “A qualquer hora o diabo vem” em 1982, tendo depois deixado o grupo, que em 1983 não estreou qualquer espetáculo, reorganizando-se e procurando aprender com outros criadores, nomeadamente com João Paulo Seara Cardoso e outros. Nesta primeira década, estreia quase uma vintena de espetáculos, a maior parte para os mais jovens e inicia-se no teatro de rua, sendo a primeira companhia do Norte a fazê-lo profissional e regularmente, aproximando os espetáculos das associações populares e comunitárias. Passa a realizar anualmente o Fazer a Festa, o Teatrólogo-Encontro dos Que Fazem e Gostam de Teatro, edita uma revista teatral, conhece o país em itinerância permanente, cresce, aprende e acerca-se da comunidade teatral da cidade e do país…

 

3 de fevereiro, 11h00

Biblioteca da Quinta da Caverneira

Teatro a Ler – “Ventolão, o maior intelectual do mundo”, de Manuel António Pina   

Fundo Teatral Art’Imagem/C.M.Maia

 

Obra de Manuel António Pina leva à cena pelo Art’Imagem em 1989, numa co-produção com o grupo de teatro Pé de Vento, encenação de João Luís. O texto da peça foi publicado na obra O Inventão, de M. A. Pina, em 1987, mas tinha sido escrito e levado à cena pelo Pé de Vento em 1977. Manuel António Pina nasceu em 18 de novembro de 1943, no Sabugal, distrito da Guarda, na Beira Alta, filho de Manuel Pina e Ester Mota. Desde os 17 anos passou a viver na cidade do Porto. A obra de Manuel António Pina incidiu principalmente na poesia e na literatura infanto-juvenil embora tenha escrito também diversas peças de teatro e de obras de ficção e crónica. Algumas dessas obras foram adaptadas ao cinema e televisão e editadas em disco.

M/4 anos

Gratuito

 

De 3 a 24 de fevereiro

Quinta da Caverneira

Oficina Teatrinho

“Teatrinho ao Palco”

 

As atividades de Expressão Dramática e o Teatro ajudam a criança a desenvolver a sua criatividade e personalidade, contribuindo para a sua formação social e emocional, melhoram a sua expressão oral e física e ajudam a conhecer-se melhor, a acreditar nas suas capacidades e a saber lidar com os outros.

A Expressão Dramática é um bom meio para a criança encontrar formas de expressão alternativas ao seu quotidiano.

Esta Oficina de formação lúdica-artística consiste num trabalho de iniciação ao jogo dramático e às aprendizagens dos primeiros passos da prática teatral através de jogos de movimento, improvisação e dança, som e música, entrelaçando-os com palavras, jogos e brincadeiras e histórias reais ou do faz-de-conta. Aproveitando-se, entretanto os conhecimentos dos pequenos formandos, a sua disponibilidade e espontaneidade, no final da ação de formação e anualmente, apresentam-se a público num espetáculo-exercício aberto à comunidade.

Formadora: Daniela Pêgo

Mais informações e inscrições: 222084014 I 910818719

 

De 5 a 28 de fevereiro

Quinta da Caverneira

Oficinas de Teatro da Maia

 

Fundada em 1997, numa iniciativa do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Maia em colaboração com o Teatro Art´Imagem, no seguimento de anteriores ações de formação teatral com jovens do concelho que acompanhavam o Festival Internacional de Teatro Cómico da Maia, e, por onde passaram, ao longo destes anos, muitas centenas de pessoas de todas as idades, embora a esmagadora maioria dos inscritos tenham sido jovens.

A Oficina não pretende assumir o estatuto de uma escola formal ou de um grupo de teatro, antes um local de estudo, encontro, convívio e sensibilização, estimulando o trabalho de grupo, criando dinâmicas para um melhor conhecimento das artes cénicas e contribuir para usufruto de uma melhor cidadania, espirito crítico e uma maior intervenção social e cultural.

Formadores: Flávio Hamilton e Pedro Carvalho

Mais informações e inscrições: 222084014 I 910818719

 

16 e 17 de fevereiro

Auditório da Quinta da Caverneira

“Auto da Nostalgia”, Orla Companhia de Teatro, CRL

 

Durante uma noite de muito calor, Bárbara e Violeta, vítimas da ausência de sinais claros, recordam o que foi a cidade, de como eram as pessoas e as suas histórias, os amigos e os amantes que desapareceram sem deixar rasto. Presas no refúgio que encontraram, onde já se esgotou a água, o café e os cigarros, elas perguntam (-nos):

“Qual será o cheiro da Liberdade?”

“Será que tudo se perdeu?”

“Será que nos perdoam a nossa cegueira acomodada?”

“Será que alguma vez poderão compreender a nossa imensa estupidez?”

Texto: Paulo Barrosa; Encenação e Direção de Atores: Teresa Arcanjo; Elenco: Jeanneth Vieira e Márcia Gomes; Figurinos: Teresa Arcanjo; Sonoplastia e Luz: Marco Santos; Fotografias e Vídeo: Délio Sá.

M/12

70M

BILHETEIRA

Bilhete Normal - 5,00€ | Bilhete com Desconto - 3,00€ (Estudantes, M/65, Profissionais das Artes Cénicas e Desempregados)

Informações e reservas: 222084014 I 910818719