Ferramentas Pessoais

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Você está aqui: Entrada / Notícias e Eventos / "Redundâncias", Exposição de Pintura de Nuno Barros

"Redundâncias", Exposição de Pintura de Nuno Barros

"REDUNDÂNCIAS", dá  título à Exposição de Pintura de Nuno Barros a ter lugar no Fórum da Maia, com inauguração no dia 3, sexta-feira, às 22h00, e onde poderá ser visitada até 31 de Agosto.

O artista apresenta as suas duas últimas séries de pintura: Pintados e Sei exactamente o que faço, e no entanto faço-o, são trabalhos realizados no âmbito do curso de mestrado que concluiu em 2006.

Entendendo que a sua prática artística se situa entre a experiência individual e o desejo de conhecimento universal, o desejo de compreender o divino, Nuno Barros questiona a existência exclusivamente material do homem e, ao mesmo tempo, o livre arbítrio.

É no confronto entre a necessidade de justificar o homem como um ser exclusivamente material, negando o divino e a transcendência, e a necessidade de livre arbítrio no domínio do juízo estético que surge o paradoxo e a incongruência, suscitando a dúvida sobre a possibilidade da criação na arte.

Nestas duas séries de pinturas é tentada a resposta a essa questão, considerando para isso os conceitos de arte programática e a vontade de subjectividade, analisando-os como estratégias de desautorização que permitem ao autor abandonar o entendimento da arte enquanto domínio intangível.

A não perder.