Ferramentas Pessoais

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Você está aqui: Entrada / Notícias e Eventos / Segunda fase da exposição de "Brinquedos do Nosso Mundo"

Segunda fase da exposição de "Brinquedos do Nosso Mundo"

O Museu de História e Etnologia da Terra da Maia promove a segunda fase da exposição temporária "Brinquedos do Nosso Mundo", inaugurada no passado dia 26 de Março.

A segunda fase da exposição “Brinquedos do Nosso Mundo”, patente até Abril de 2011, resulta de uma parceria  entre a Câmara Municipal da Maia e dois coleccionadores particulares, desenvolve-se em duas salas, uma dedicada exclusivamente ao brinquedo português e outra com uma colecção de bonecas de todo mundo e bonecas antigas e actuais, colecção esta que substitui a colecção de brinquedos do Museu de Seia que esteve patente até finais de Fevereiro.

O certame é composto por brinquedos portugueses datados dos fins do século XIX até aos anos 70, havendo também alguns estrangeiros. Em destaque o brinquedo “cavalo”, muito popular no século XIX até à 1ª Guerra Mundial, apresentado nas suas diferentes modalidades – de pau, com rodinhas, de baloiço, em cartão, em madeira e plástico. Importa referir também a presença de cordas de saltar, piões, rapas, berlindes e andas, todos estes brinquedos presentes nas actividades das crianças do século passado e que ainda hoje estão na moda.

Para além da exposição, terão lugar um conjunto de actividades paralelas, tais como oficinas de brinquedos; encontros com artesãos de brinquedos; espectáculos de animação teatral e concursos de criação de brinquedos, possibilitando a participação de uma forma activa os mais e menos jovens.