Ferramentas Pessoais

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Você está aqui: Entrada / Notícias e Eventos / Teatro Art' Imagem apresenta MAD ’11 – “Mostra Anual de Dramaturgia - Leituras Encenadas”, no Porto

Teatro Art' Imagem apresenta MAD ’11 – “Mostra Anual de Dramaturgia - Leituras Encenadas”, no Porto

Terminada a Evocação do 30ª aniversário do “Fazer a Festa”, em que as ruas da cidade se transformaram num grande palco, o Teatro Art’ Imagem organiza, nos próximos dias 18 e 19 de Junho (sábado e domingo), a MAD ’11 – “Mostra Anual de Dramaturgia - Leituras Encenadas” que decorrerá no bar Galerias de Paris, à Rua da Galeria de Paris, nº 56, com os seguintes horários: Sábado, dia 18 Junho, com início às 23h59 e Domingo, dia 19 Junho, com início às 17h59. A entrada é livre.

 

Esta 3ª edição da MAD - “Mostra Anual de Dramaturgia - Leituras Encenadas”, é subordinada ao tema: “OUTRO PAÍS, OUTRA CIDADE, OUTRO TEMPO”.

Este ano, o Teatro Art' Imagem desafiou quatro dramaturgos a escrever dando resposta ao que acontece no dia-a-dia.

O tema poderia ser «Portugal, 2011» – com a vantagem de, estando ainda a meio do ano, poderem inventar o que quer que fosse.

Fernando Moreira, Jorge Palinhos, Pedro Marques e Sandra Pinheiro aceitaram o repto e escreveram cenas curtas, feitas como se fossem crónicas teatrais dos tempos que correm.

Em paralelo, serão apresentados textos inspirados no trabalho fotográfico de Inês d’Orey na série «Porto Interior». Tempo e espaço concretos são os motivos próximos destes textos, numa tentativa de testar a actualidade (e a perenidade) destas novas dramaturgias.

 

Os textos inéditos que compõem a primeira sessão da MAD’11, sábado, 18, às 23h59, são «Je Ne Sais Quoi», de Pedro Marques;  «Portugal Tourism», de Jorge Palinhos;  «O Coach», de Sandra Pinheiro; e «À Portuguesa», de Sandra Pinheiro.

Na segunda sessão da MAD’11, domingo, 19, às 17h59, serão lidos de novo os textos da primeira sessão e apresentados outros das oficinas de escrita teatral da ESMAE e da ESAP, escritos por alunos dos cursos de teatro destas escolas a partir da série de fotografia «Porto Interior», de Inês d’Orey.

A Direcção das Leituras é da responsabilidade de Jorge Louraço Figueira.

 

Recorde-se que o MAD, que teve o seu início em 2009, pretende ser um fórum teatral, especialmente dedicado à divulgação de novos textos dramáticos portugueses, respondendo, ao interesse do público por obras originais; ao interesse dos criadores em explorar novos textos com vista à sua eventual encenação; e promovendo o encontro e debate entre dramaturgos, encenadores, tradutores, críticos, estudantes, artistas de teatro em geral e públicos interessados. A coordenação desta iniciativa é do dramaturgo e crítico de teatro Jorge Louraço Figueira e do director artístico do Teatro Art’ Imagem, José Leitão.