Ferramentas Pessoais

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Você está aqui: Entrada / Notícias e Eventos / UIVO - Mostra de Ilustração do Fórum da Maia

UIVO - Mostra de Ilustração do Fórum da Maia

17 talentos na área da ilustração exibem os seus trabalhos, na exposição colectiva intitulada "UIVO", organizada pelo Pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Maia, patente de 3 a 26 de Fevereiro 2012, nas galerias do Fórum. A inauguração realiza-se dia 3 de fevereiro, pelas 22.00h.

 

 

 

"Depois da palavra dita a ilustração é, muito provavelmente, a mais antiga forma de comunicar da Humanidade. Na verdade, desde a Pré-História até esta contemporaneidade quase cibernética, esta forma superior de expressão tem servido não só para os Homens comunicarem entre si como para comunicarem com o metafísico. 

Como testemunho, como relato, como notícia e como prece, exprimindo factos e ideias, a ilustração é, em si mesma, um poderoso e inequívoco testemunho da Humanidade, na sua grandeza e miséria, na sua força e fragilidade.

Ao assumir tamanha importância seria absolutamente impossível que a ilustração não se tivesse transformado num importante instrumento ao serviço dos artistas e da sua criatividade, assumindo o estatuto incontestado de arte.

Dürer, Holbein, Toulouse-Lautrec, Doré, Beardsley, Kubin, Shann, Nash, Carvalhais, Keil, Cid, Salgado, são apenas alguns dos artistas consagrados que produziram um trabalho notável no âmbito da ilustração.
 
Esta presente Mostra, que reúne trabalhos de 17 artistas plásticos com “créditos já firmados”, pretende trazer ao público do Forum da Maia, um acervo de elevada valia e que representa o que de melhor se produz hoje em Portugal neste género.
 
O título da Mostra, “Uivo”, pode parecer estranho, mas a sua explicação acaba por ser simples e óbvia. O “uivo” é a principal forma de comunicar do lobo e da alcateia, a “ilustração” é uma das principais formas de comunicar do indivíduo e de toda a nossa espécie, os “ilustradores” são um grupo restrito de artistas plásticos, que apesar de heterogéneo é muito específico."
 
  
O Vereador do Pelouro da Cultura da
Câmara Municipal da Maia,
(Mário Nuno Neves)

Autores:
António Soares, Artur Escarlate, Célia Esteves, David Penela, Francisco Martins, João Drumond, Júlio Dolbeth, Kruella d’ Enfer, Mariana a Miserável, Mesk, Miguel Ministro, Nicolau, Oker, Rui Ricardo, Rui Sousa, Wasted Rita, Zé Cardoso.

Comissariado: Miguel  Ministro e Pelouro da Cultura.

Horário de visita: 2ª a 6ª,  10.00h  - 12.00h  / 14.00h - 19.00h. | sábados: 15.30h - 18.30h.

Entrada gratuita.