Ferramentas Pessoais

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Você está aqui: Entrada / Notícias e Eventos / Visitas de estudo à Biblioteca Municipal

Visitas de estudo à Biblioteca Municipal

Pretende-se com as visitas de estudo dar a conhecer a missão e os objetivos da Biblioteca Municipal da Maia, visitar os diferentes serviços e aprender a rentabilizar os recursos deste sistema de informação.

A Biblioteca Municipal da Maia, designada de Biblioteca Municipal Doutor José Vieira de Carvalho, é um sistema de informação dinâmico, aberto à comunidade onde a funcionalidade, entendida como uso de informação, tem um peso preponderante.

Tem como missão propiciar localmente o acesso à informação e à construção do conhecimento, sensível aos estímulos da população maiata, fomentando a prosperidade e desenvolvimento dos indivíduos e da comunidade, indo deste modo ao encontro das suas necessidades informacionais, proporcionando-lhes um papel ativo e construtivo na sociedade contemporânea.

A  Biblioteca Municipal Doutor José Vieira de Carvalho encontra-se instalada no edifício do Fórum da Maia. O Fórum da Maia é uma obra do Arquiteto José Carlos Loureiro projetada há cerca de três décadas e inaugurado em 1991.

Situado no centro da Maia este equipamento cultural oferece condições ótimas para a realização de eventos de índole cultural. A beleza arquitetónica desta infraestrutura é dignificada pelo equilíbrio de três espaços distintos mas complementares - Auditórios, Galerias e Biblioteca - transformado este local num palco ideal para uma multiplicidade intervenções culturais. A zona da biblioteca, com capacidade para mais de 250 000 volumes distribuídos por 4 pisos, é constituída por um conjunto de áreas funcionais, que podem ter horário próprio, adaptado às características do serviço e dependente dos recursos disponíveis.

As visitas realizam-se de terça a sexta-feira, sujeitas a marcação prévia.