Ferramentas Pessoais

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Você está aqui: Entrada / Notícias e Eventos / WORLD PRESS PHOTO 08

WORLD PRESS PHOTO 08

De 7 a 28 de Novembro, a Maia recebe pelo sétimo ano consecutivo, a World Press Photo, a mais importante exposição de fotojornalismo do mundo, presente, anualmente, em 90 locais de 40 países de todo o mundo.

Esta edição da World Press Photo contou com a participação de 5019 fotógrafos de 125 países, com mais de 80000 imagens. A exposição itinerante, internacionalmente reconhecida e única no seu género, é constituída por 185 imagens de fotógrafos profissionais de várias nacionalidades, divididas por dez categorias que ilustram acontecimentos marcantes de 2007, entre os quais conflitos mundiais e eventos desportivos.

O britânico Tim Hethrington arrecadou o maior galardão com uma imagem captada no Afeganistão, na qual podemos observar "um militar americano a descansar num bunker". Segundo o presidente do júri da World Press Photo, Gray Knight, esta imagem retrata " a exaustão de um homem e de uma Nação".

Na edição deste ano, um fotógrafo português, Miguel Barreira, foi, também galardoado com o 3º prémio, na categoria Desporto, com a imagem de um atleta de body board tirada nos Nacionais da Nazaré em Dezembro último, acontecimento que leva, assim, o nome do nosso país a todos os locais onde a exposição se encontrará.

Em simultâneo com a World Press Photo 2008 decorrerá a exposição dos trabalhos concorrentes ao 8º prémio Fotojornalismo Visão/Bes, cujo vencedor foi o fotojornalista freelancer Augusto Brázio, 43 anos, entre 6848 imagens, de 227 concorrentes. Brázio conquistou o prémio com uma fotografia de uma mulher de 19 anos, cujo terceiro filho acabava de nascer em casa quando foi assistida pelo INEM.

Os visitantes poderão apreciar de terça a domingo, das 15.00h às 19.00h, as imagens que marcaram a história Nacional e Mundial durante o ano transacto.

 

Preço dos bilhetes:

Como vem sendo hábito, são gratuitas as visitas das Instituições de ensino, desde que previamente marcadas. Tel: 22 940 86 00.

Público em geral: 3 €

Portadores de cartão jovem/ estudante: 2€

Imprensa, maiores de 65 anos e menores de 12 inclusive: entrada gratuita.