Ferramentas Pessoais

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Você está aqui: Entrada / Notícias e Eventos / "X FEIRA DO LIVRO"

"X FEIRA DO LIVRO"

A Biblioteca Municipal da Maia promove, de 4 a 13 de Julho, a IX Feira do Livro da Maia, na Praça do Doutor José Vieira de Carvalho. A iniciativa apresenta um vasto programa ligado à literatura, complementado com a presença de autores, palestras, apresentações de teatro, poesia, oficinas e horas de conto que, entre outras atividades, potenciam a “figura” do livro e a importância da literatura no quotidiano de adultos e crianças.

A X edição da Feira do Livro da Maia conta com a representação de mais de 30 editoras, disponibilizando aos visitantes cerca de 5 mil títulos que abrangem a vasta temática da literatura, orientada para as diferentes preferências e faixas etárias.

PROGRAMA

04-07-2015 | SÁBADO

16:00h - Inauguração

16:30h - Lendas de Portugal - Trupilariante Companhia de Teatro Circo
No seu castelo a Maria e o Zé do futuro brincam às suas aventuras onde tudo é possível! Até viajar no tempo! Decididos, resolvem partir à aventura pelas “Lendas de Portugal”! Acreditem é muito mais divertido que jogar consola. Juntem-se a estes dois amigos nesta divertida aventura pelo fantástico mundo das nossas lendas e conquistas, porém para conseguirmos chegar ao fim e regressar novamente aos nossos dias vamos precisar da ajuda de todos. Do “Milagre das rosas” ao feito heróico de “Martim Moniz”, sem esquecer a audácia da “Padeira de Aljubarrota” e de “Deuladeu Martins”, os Trupilariante apresentam um espetáculo lúdico/didático, num ambiente animado e colorido, a fazer lembrar o teatro de robertos da época medieval, dando a conhecer aos mais novos, algumas das mais célebres Lendas de Portugal, num espetáculo dinâmico e interativo com o público.
Público-alvo: comunidade em geral

21:00h - Tuna Sénior do Instituto Cultural da Maia
As melodias voltam a animar a Feira do Livro.
“Pretendo que os alunos da nossa tuna // Não sintam o peso das depressões // Nem de qualquer outra patologia. // O meu lema é diversão, // Entretimento e afastar a nostalgia // Nosso vocal instrumento // Ensaiar com alegria // P'ra levar bem longe o produto // Das vozes d'ouro e de prata // E o nome do Instituto // Da nossa terra Maiata.” // In. Irene Lamolinairie
Público-alvo: comunidade em geral

05-07-2015 | Domingo

17:00h – Apresentação/encontro – “Ana Cristina Silva, cartografia de uma obra singular”
Este encontro com a escritora Ana Cristina Silva tem como objetivo central dar a conhecer os contornos de uma obra profundamente singular na literatura portuguesa, partindo do corpus bibliográfico constituído pelas obras da autora.
Nesta nossa viagem ao interior da obra, daremos especial atenção a alguns marcos bibliográficos, representativos e ilustrativos da qualidade e características da escritora.
Público-alvo: comunidade em geral

21:00h -Palestra "Portugal em África na Grande Guerra: Máscaras de uma neutralidade ficcionada" pelo Dr. Jorge Silva
1915 antecede a entrada de Portugal na Grande Guerra, continuando a evidenciar a sua qualidade dúbia de país neutral. Isto porque no teatro de guerra africano continua a lutar-se o inimigo alemão enquanto na frente europeia os únicos combates com marca portuguesa são feitos por voluntários “alistados” nas tropas aliadas. Nesta nossa reflexão continuaremos a dar atenção ao palco de guerra africano e aos esforços portugueses em manter a integridade dos territórios africanos, não perdendo de vista os contornos da política interna cujas implicações atingem o esforço de guerra.
Público-alvo: comunidade em geral

06-07-2015 | SEGUNDA

15:00h - Apresentação do livro "Os outros" de Isabel Magalhães
Almiro era um menino triste. O seu maior sonho era ser outra pessoa. Adorava ser… outro. Achava sempre que era feio, mau, baixo, antipático e rude. Os outros não! Até que um dia, descobriu uma máscara com a seguinte inscrição: "Quem esta máscara usar, em outra pessoa se vai transformar. Pensa em alguém, e esse alguém serás também."
Público-alvo: Infantojuvenil

21:00h - Apresentação do livro "O pijama da gata" de Pat R
O Pijama da Gata segue o encontro de Jonah e Crystal Philips, num ambiente nostálgico da Jazz Age. Os dois conhecem-se em Paris, quando Jonah decide ver a peça Cat’s Pajamas, protagonizada pela magnífica atriz. De volta a Nova Iorque e deslumbrado com a sua beleza, desenvolve uma obsessão que rapidamente o começa a assombrar. A expetativa e o desejo de um futuro idealizado, que nenhum deles realmente prevê, consome-os no seu presente. A atração instintiva dos dois condu-los a um quarto de motel, que começa a adquirir as características visuais da sua paixão, marcada por uma sensação de efemeridade que se vai arruinando progressivamente até ao declínio final".
Público-alvo: comunidade em geral

07-07-2015 | TERÇA

15:00h - Apresentação do livro "Girafritz aprende uma lição" - Manuela Mota Ribeiro
Este livro aborda o tema do bullying de uma forma muito divertida e, ao mesmo tempo, com uma grande sensibilidade e proximidade àquilo que é o dia-a-dia das crianças no contexto familiar e escolar. São muitas as gargalhadas que a história de Girafritz provoca aos mais pequenos, não deixando de passar uma mensagem importante, que, apesar de lúdica, é muito atual e educativa. No final, são fornecidas pistas para reflexão e diálogo, dirigidas aos pais e outros educadores.
Público-alvo: Infantojuvenil

21:00h - Conferência/oficina – “Ler - do aprender ao fazer” - Teresa Guimarães (Cerra Livros)
Aprender a ler exige um esforço que na idade adulta temos como adquirido não nos obrigando a refletir sobre o processo. A verdade é que a aprendizagem da leitura (e da escrita) envolve mecanismos e desenvolvimento cognitivo que difere de criança para criança e ao longo dos diversos estádios da vida. Entre tradição e contemporaneidade: Qual a importância da oralidade no processo de aprendizagem da linguagem escrita? A relação entre leitor e livro constrói-se ou é inata? Que estratégias existem para fomentar o gosto pela leitura literária? Estes serão os tópicos da Conferência-Oficina “Ler – do aprender ao prazer”!
Público-alvo: comunidade em geral

08-07-2015 | QUARTA

15:00h – Espetáculo de animação da leitura
Quem não gosta de ouvir uma história bem contada? Os livros são um transporte para mundos imaginários, em que se viaja de forma prazerosa… A partir de incríveis leituras para toda a família… fica instalada a diversão…
Público-alvo: Infantojuvenil

21:00h – Espetáculo - As obras completas de Gil Vicente em 45 minutos (Nuno Meireles)
Num concurso televisivo um concorrente tem que responder a questões de cultura geral cada vez mais difíceis e passar vários desafios para receber o grande prémio.
A última prova é uma missão impossível: fazer as obras completas de Gil Vicente em 45 minutos. Daqui nasce uma corrida imparável por comédias, farsas, tragédias e alegorias, um best of de todas as peças de Gil Vicente, em tempo recorde e por uma só pessoa, prova impossível de superar.
Será? É ver para crer.
Público-alvo: comunidade em geral

09-07-2015 | QUINTA

15:00h - Apresentação do livro "Vanina, a estrelinha do mar" - Rosa Cruz
Há, nas profundezas do mar, um sítio tão especial e tão belo que se torna quase impossível poder descrevê-lo com exatidão. Nesse pequeno mundo, onde tudo é majestoso e sublime, vive uma estrelinha do mar chamada Vanina. A estrelinha Vanina é simpática, inteligente, gentil e, por isso, acarinhada por todos os habitantes desse mundo subaquático.
Público-alvo: Infantojuvenil

21.00h – Espetáculo - Crimes exemplares - Pé no charco (Teatro oficina JF Cidade da Maia)
Confissões curtas, secas e diretas, por vezes muito violentas, outras com uma certa beleza poética e galhofeira, feitas por quem praticou um crime contra a vida de alguém. Crimes de todo o tipo, por envenenamento estrangulamento, etc., em que se constata não só a grande perversidade humana, mas também uma inacreditável ingenuidade. Uma comédia negra a não perder...
Público-alvo: Comunidade em geral

10-07-2015 | SEXTA

15:00h – Apresentação do livro – “O anjo Gabriel, o Miguel e o livro de papel” - Isabel Santos Moura
No aniversário do Miguel, o seu pai oferece-lhe um tablet mas depressa o Miguel se apercebe das suas desvantagens (avaria, é preciso pô-lo a carregar, etc). Até que o e-book avaria e tem de ir para reparação, ficando o Miguel sem aquele que se havia tornado o seu melhor amigo. Então, surge o Anjo Gabriel, o seu anjo-da-guarda, que vendo-o muito triste, o leva a viajar no tempo até uma biblioteca, com a qual ele fica fascinado. Assim, o livro em papel passa a ser o seu melhor amigo pois, ao contrário do e-book, nunca o deixa sozinho. Esta história tenta ser um apelo à leitura, à preservação do livro em papel e das bibliotecas e, acima de tudo, tenta demonstrar que, apesar de ter as suas vantagens, o e-book nunca terá as mesmas qualidades, principalmente aprazíveis, do livro em papel.
Público-alvo: Infantojuvenil

21:00h - Espetáculo/Dança - Conto de fadas do século XXI
As escolas de dança “Slave Dance”, “Tribal Dance”, “Razões do corpo”, “Academia Pedro Sousa” e “Academia Agra Club” juntam-se para apresentarem um espetáculo de dança eclético intitulado “Conto de fadas do século XXI” orientado pelos Professores Né Marques e Diogo CC.
Público-alvo: Comunidade em geral

11-07-2015 | SÁBADO

16:00h - Tertúlia poética "Asas de poesia"
O Grupo Asas da Poesia, para além do seu amor à poesia, tem por objetivo cativar o interesse do povo Maiato e do povo da Junta Metropolitana do Porto, pela elevação da palavra dita e escrita, projetar e surpreender contando para isso com nuances de elevação poética, sem protagonismos ou ambições pessoais.
Público-alvo: Comunidade em geral

21:00h – Espetáculo - Balaio de histórias - Clara Haddad
Com uma bela trama bem trançada de palha fazemos um balaio, com fios de palavras trançamos histórias! Assim como uma aranha fiandeira... um pássaro fazendo ninho.... um artesão que tece tapetes voadores. Clara Haddad vai contar e “tecer” histórias, entrelaçando enredos, costurando ideias e tramando infinitas emoções que podem ir longe... Como quem conta um conto acrescenta um ponto podemos trançar sem parar… Só assim encheremos nosso balaio. Afinal num balaio cabe de tudo. Até gatos!
Público-alvo: comunidade em geral

12-07-2015 | DOMINGO

19:00h - Espetáculo - Animais como nós (Margarida Fernandes)
Animais como Nós é um álbum de família pois um animal doméstico acaba por se tornar um parente muito especial na casa de cada um de nós. Animais como Nós é um olhar divertido sobre as semelhanças entre os bichos e os respetivos donos. Através de ilustrações que evocam a fotografia, a relação única de cada personagem e o seu animal de estimação é revelada pelas características físicas partilhadas por ambos. Uma pequena história contextualiza cada retrato e, com a ajuda da narradora, se ficarão a conhecer amizades únicas que transpõem a barreira das espécies.
Público-alvo: comunidade em geral

21:00h - Apresentação do livro – Memórias de tempos idos - Padre Joaquim Antunes de Azevedo (Clube Unesco da Maia)
O Padre Joaquim Antunes de Azevedo nasceu em Vilar de Pinheiro, Sangemil, ao tempo, Terras da Maia, filho de José Antunes de Azevedo e de Joaquina de Jesus, da Casa do Talho, Vermoim. Paroquiou a freguesia de Vila Nova da Telha, onde escreveu o célebre Manuscrito, Memórias de tempos idos, organizado por ordem alfabética, género dicionário, como era uso ao tempo. O Clube UNESCO da Maia reuniu todo o documento em 3 volumes e torna agora público o III, concluindo assim a translineação de um documento de valor incalculável. Conhecer este Manuscrito é conhecer um dos Notáveis da Maia, Joaquim Antunes de Azevedo, pois, como diz S. Lucas, Pelos seus frutos conhecereis a árvore. (S. Lucas, 6.44.)
Público-alvo: comunidade em geral

13-07-2015 | SEGUNDA

16.00h – Biblioteca Viva – “Não julgues um livro pela sua capa”
A Biblioteca Viva funciona exatamente como uma biblioteca normal onde os leitores se dirigem para pedir um “livro” por um período limitado de tempo para “ouvir” a sua história. Há apenas uma diferença: os livros da Biblioteca Viva são seres humanos, e livros e leitores entram em diálogo. Os livros do catálogo desta biblioteca são pessoas que representam grupos frequentemente confrontados com os preconceitos e estereótipos, e que são frequentemente vítimas de discriminação ou exclusão social. “Não julgues um livro pela sua capa”.
Público-alvo: Comunidade em geral

21:00h - Conferência "São Rosendo e a reorganização do monaquismo no Noroeste hispânico, entre os séculos X e XI", pelo Prof. Doutor Luís Amaral
Entre os séculos X e XI operou-se um conjunto de mudanças no seio das comunidades monásticas ibéricas, que muito contribuiu para a receção do monaquismo beneditino de tradição cluniacense, no último quartel do século XI. Personagem maior desta verdadeira reorganização foi Rosendo de Santo Tirso ou de Celanova, membro da mais destacada aristocracia do Noroeste peninsular. Bispo de Dume e, sobretudo, abade do Mosteiro de Celanova, liderou um importante movimento que abriu as portas dos cenóbios hispânicos às influências e tradições oriundas do universo franco e carolíngio.
Público-alvo: Comunidade em geral